domingo, 11 de abril de 2010

Inversão


O mundo girava sempre no mesmo sentido, até que alguém decidiu invertê-lo. As luzes já não mais brilhavam, se quer iluminavam. As melodias eram todas mudas, as pessoas sempre surdas. As cores se misturavam de tal modo que tudo se tornara branco. Os pássaros não cantavam com a presença da manhã, mas com o prenúncio do anoitecer. Os cardumes não nadavam mais unidos, somente separados, nem se quer cardumes ainda podiam ser.                                

                        O

                     m u n d o

                      e s t a v a

                      t o d o

                    i n v e r t i d o.

As pessoas não se gostavam, se suportavam. Paz não era um ideal de felicidade, porém, guerra era símile de natureza humana. Os ursos não caçavam no verão, mas furtavam alimentos na primavera. As chuvas não mais sinalizavam a fertilidade, talvez o seu oposto, não mais traziam esperança, traziam mortes. A própria morte passou a ser não uma consequência da vida, mas um sonho inalcançável. O sonho da morte? A morte da vida. Estaríamos vivendo num mundo invertido sem saber? Mas quem o inverteu? E quem irá [des]invertê-lo? Você? Eu?

               Se ao menos acreditassem em nós.

11 comentários:

  1. InVERter, adorei toda a tua construção!

    E até quando o teu ponto de vista pode mudar o meu? Até quando eu posso controlar a tua entrada na minha vida?

    ResponderExcluir
  2. Seus posts são maravilhosos.
    Gosto da maneira que vcê expõe suas ideias através dos posts! vcê tem um direncial!
    Parabéens, tá arrasando no naoseiquem

    :]

    ResponderExcluir
  3. Jess, adorei o post. :)
    Fez uma crítica de um modo tão sutil; teve uma bela escolha de palavras e construções das frases. Faz pensar. Admirável.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso, Jess. Ler 'você' sempre me inspira MUITO.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, muito inspirador e crítico. parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Os jovens... Sinto tanta falta de acreditar em mim, em nós, em qualquer criatura que use uma maquiagem diferente da "normal". Eu sinto falta do que nunca tive: Um mundo não invertido. Estamos tão quebrados e não podemos ver.
    Amo os seus textos, me fazem pensar. <3

    ResponderExcluir
  7. Nossa, gostei muito da construção de plavras e tudo, inspirador mesmo como disse alguém aí nos comentários! Demais mesmo Jess, continue assim! está ótimo. A idéia foi demais! bjus

    ResponderExcluir
  8. O que seria pior: que acreditassem em tudo que dizes, ou que em nada acreditassem?
    Causas? Consequências!
    O crível tem tendência de ser aquilo cujo caminho é menos tortuoso - ainda que mais deformado - e mais confortante.
    Mas a verdade, inoxorável como só ela é, um dia chegará aos ouvidos daqueles que se recusam a vê-la. Seja por bem, seja por mal.

    ResponderExcluir
  9. A propósito, ótimo texto, Jéssica! :]

    ResponderExcluir
  10. amei o texto jess, como sempre amo seus textos.... vc conseguiu expressar exatamente o que acho desse mundo hj, de uma forma bonita e inspiradora²....
    my anguish well written, very well!!! ;*
    lídi

    ResponderExcluir
  11. Muito, muito obrigada à todos. Vocês sim são inspiradores. Com alguns comentários lembrei de um pensamento bem oportuno. Hoje em dia as coisas são banalizadas, os sentidos invertidos.
    "Todo mundo sabe o preço de tudo, mas o valor de nada." Um certo autor disse isso há mais de 100 anos atrás, e não foi tempo suficiente para que tal coisa mudasse. Pelo contrário, acho que piorou. Bem, meus caros, vamos olhar para dentro antes de olhar para fora.

    Abraços.

    ResponderExcluir